Monday, October 09, 2006

Vai de Linux, Mr. Gates?

Hoje vou postar um texto muito legal que colhi la no Efeito Pimenta. O blog é ótimo e fala da relação empresas/jornalistas. Para quem é da área vale acrescentar no Meus Favoritos. Fiquem com esse texto do Bruno:


Algumas coisas que me irritaram muito esta semana...

As assessorias estão com um sério problema de não conhecer os veículos. Não sabem, por exemplo, que o site da revista que eu trabalho é SEMANAL. Ou seja, as matérias entram UMA vez por semana. As notinhas entram esporadicamente, mas sem obrigação nenhuma de competir com outros veículos hard news. Isso tudo, em 2 minutos, a pessoa sabe se ler o perfil da publicação.

Toca o telefone na sexta...

-Aqui é a assessora da empresa X, estou ligando referente a um release encaminhado sobre isso, isso e aquilo...

-Oquei, eu vou encaminhar para a editora e confirmo para você no próprio email se vamos ou não vamos publicar...Feito isso, na segunda-feira...

-Oi Bruno, a notinha não vai subir?

-Vai sim, querida. Estou trabalhando nas matérias e assim que possível farei as notinhas...

Na quarta.

-Oi, a notinha não vai subir???...

-Vai sim, querida. Já está feita no editor on-line, mas a editora precisa aprovar.

-ô, desde segunda feira que ERA pra ter saído, hein...

-Eu sei querida, mas como eu já te disse, o nosso site é semanal. O nosso compromisso não é diário...

Engraçado. De onde eu vim, quem decide o que entra e quando entra nas revistas são os editores. Não sou eu, repórter, tampouco a assessora.

E outra coisa que está me enchendo o saco. De verdade, não existe outra expressão. As pessoas desdenham as versões on-line das publicações. Eu dou um duro danado para fazer o site toda a semana, com matérias interessantes. Todos nós sabemos que o site tem muito mais penetração que a revista...

Não, nem todos nós sabemos. Desde que eu assumi de cabeça o On-line, eu comecei a reparar nisso. Oferece o artigo, eu aceito e depois. “ah... mas não era para a versão impressa???”. Agora vamos lá. Pegue todas as edições que já saíram da revista e veja se tem UM artigo de fornecedor. Não tem. É a linha editorial.

Se as pessoas aprendessem a conhecer mais os veículos, problemas como esses não existiriam. Eu nunca chego numa entrevista, ou peço uma pauta para a empresa X sem saber o que essa empresa faz e até quais são seus maiores clientes. Um exercício simples de procurar no Google. Mais ou menos como...

“Mr. Gates, existe a oportunidade da Microsoft vender Linux ainda em 2006, dado o crescimento do sistema operacional dos últimos anos?"

O ápice que motivou este texto foi ter a atenção chamada por uma assessora, refirindo-se a um ‘probleminha’ de que não tinha sido combinado que a entrevista que eu tinha feito era para o site e não para a revista....

Olha, sinto muito, na hora em que eu pedi a pauta isso não foi perguntado. E se me fosse negado a entrevista para o site que eu dou meu sangue EVERY FUCKING WEEK para mandar a newsletter, só porque é um site e não uma revista, eu viria aqui do mesmo jeito.

Nada contra quem recebe ordem, mas é fogo!

E tenho dito...

2 Comments:

At 7:33 AM, Anonymous Anonymous said...

Ewerthon, faça uma pausa nessa novela que estava vendo e dê uma olhada nesse blog http://notepad-txt.blogspot.com/2005/04/quem-somos_18.html
Não se esqueça do que estava a fazer quando interrompi e bonna sera.
Viu? Também sei 2 palavras de Italiano. Pera aí! mais duas pizza e tchau.

 
At 7:46 AM, Anonymous Anonymous said...

Só tem um problema com aquele blog. Tá cheio de pó e é difícil de navegar. Se isso acontecer experimente o url home http://notepad-txt.blogspot.com/
Eu sei que não pareço muito coerente mas é que tou com pressa porque ando à procura de cogumelos fosforescentes.
Não é brincadeira, eu sei que existem só que nunca vi nenhum e queria..., bem, queria ver um.

 

Post a Comment

<< Home